Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

18 agosto 2009

DEZ DISCOS ESSENCIAIS

Impossível fazer uma lista dos melhores discos da história do rock. Entretanto, vale a pena ao menos alguns que devem estar na prateleira de quem gosta de rock’n roll:

1 - Led Zeppelin – The Song Remains The Same -1976
Na minha visão, o maior disco ao vivo da história do rock. Uma performance inesquecível, com destaque para a virtuose de Jimmy Page e sua guitarra de dois braços.


2 - Rolling Stones – Flashpoint – 1991

Registro da mega turnê que os Stones fizeram pelo mundo naquele ano, e que resumiu quase 30 anos de carreira em 17 faixas.

3 - Beatles – A Hard Day’s Night – 1964
Disco de “iê-iê-iê” que consolidou a explosão de John, Paul, George e Ringo nos Estados Unidos.


4 - Elvis Presley – Alhoa From Hawaii – 1973

Primeiro show transmitido ao mundo ao vivo, via satélite. Além do registro histórico, a performance inspirada do Rei vale cada centavo investido.

5 - Pink Floyd – The Dark Side Of The Moon – 1973

A obra prima do rock progressivo: 740 semanas no topo das paradas e 40 milhões de cópias vendidas, sendo o álbum de rock mais vendido da história. Preciso dizer mais alguma coisa?

6 - Pearl Jam – Ten – 1991
Ao lado do também espetacular Nevermind, do Nirvana, marcou o período grunge e catapultou o quarteto a voar alto até hoje.

7 - Ramones – Loco Live – 1992
Quem ainda não ouviu esse disco, com 33 faixas alucinantes que começam da mesma forma: “One, two, three four...” ?

8 - Eric Clapton – Just One Night – 1979

Gravado no Japão, com Clapton no auge de sua forma. O repertório variado (rock, blues, reggae...) ajuda a dar a Eric nota 10 com estrelinha.

9 - Black Sabbath – Reunion – 1996

Vinte anos após a saída de Ozzy Ozbourne, a maior banda de heavy metal da história fez um esforço e reuniu-se para gravar o seu melhor disco ao vivo.

10 - ACDC – Back In Black – 1980
Disco lançado logo após a morte de Bon Scott. Apesar da expectativa de fracasso, tornou-se segundo disco mais vendido de todos os tempos.

E os seus, quais são?

2 comentários:

BILL disse...

Grande Max,

Parabéns pela iniciativa!
Como bem disseste, impossível nomear apenas 10 discos, mas segue, dez sugestões para incrementar a lista....

Pink Floyd – Animals
Led Zeppelin - Remasters
The Who – My Generation
Jimi Hendrix - The Jimi Hendrix Experience
Rolling Stones - Big Hits (High Tide And Green Grass)
The Beatles – White Album
The Doors - L.A. Woman
Bob Dylan – Blond on Blond
The Strokes – Is This It
Yardbirds - Blue eyed blues

Abraço,
BILL

Max disse...

Grande Bill!
Uma honra enorme sua visita. Tu conhece muito.
Olha, são 10 álbuns espetaculares. O Animals seria meu décimo primeiro, digamos. O mestre Jimi e sua grande banda, o álbum mais George dos Beatles, o disco onde Dylan sai do country pra namorar o blues... É uma puta seleção!
Valeu a presença. Sinta-se à vontade para escrever uma matéria, mandar um vídeo, um link, ou mesmo comentar o que vai sendo colocado. Sinta-se em casa... Hehehehe...
Abração, meu velho. Long live to rock'n roll...