Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

25 outubro 2009

BOB DYLAN - MY BACK PAGES

Esse vídeo é uma homenagem ao inesquecível Dr. Magno. Desde minha infância ele foi o grande responsável por minha formação roqueira. Aprendi muito com ele, em especial sobre o folk rock americano, de onde destaca-se um gênio tímido e excêntrico chamado Robert Allan Zimmerman.

Bob Dylan era o grande ídolo do Tio. Suas letras geniais o tornaram um dos maiores compositores do século XX. Dylan difundiu e popularizou a gaita de boca no mundo todo, apesar de, no entender dos experts, ser apenas um tocador de "feeling".

Dylan influenciou toda uma geração. Seu folk rock pacifista parecia inofensivo, mas passou as décadas de 60-70 incomodando quem ia contra os ideais dos jovens, quem pregava a guerra, quem era simpático à diferenciação racial. Exemplificando, em uma das melhores letras (Masters of War), Bob Dylan mandou um recado forte a quem embarcava jovens inocentes ao Vietnã:

"Vocês, mestres da guerra, que constroem as grandes armas, que constroem os planos de morte, que se escondem atrás de paredes, atrás das suas mesas. Eu só quero que vocês saibam que posso ver através de suas máscaras; (...) Deixem-me fazer uma pergunta: é o seu dinheiro tão bom? Ele comprará seu perdão? Todo o dinheiro que vocês fizeram nunca comprará suas almas de volta".

Para fins estatísticos e demonstrativos de quão importante é esse baixinho invocado, Dylan é o artista mais regravado em todos os tempos. Além disso, sua carreira brilhante já nos brindou com mais de 45 discos oficiais desde 1962, sendo que pelo menos 4 deles devem estar nas prateleiras de todos os que se dizem roqueiros de carteirinha: Highway 61 Revisted, Blonde on Blonde, Desire e The 30th Anniversary Concert Celebration.

Um dos melhores vídeos envolvendo Bob e seus amigos (The 30th ACC) é um dos grandes encontros da história do rock. 

Em 1992, alguns dos maiores nomes da música se uniram em N.Y. para homenagear os 30 anos da carreira de Bob Dylan: Stevie Wonder, Lou Reed, Johnny Cash, Johnny Winter, Eddie Vedder, The Band... O ponto alto do show foi quando, para cantar "My Back Pages", juntaram-se a Bob Dylan "somente" Eric Clapton, Roger McGuinn (Byrds), George Harrison, Neil Young e Tom Petty.

O Magno adorava esse som... Obrigado, Padrinho!

Nenhum comentário: