Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

08 novembro 2009

RAMONES - OS PAIS DO PUNK

"One, two, three, four...", "Hey, ho, let's go" ...

Falta postar sobre muita gente, mas eu não podia deixar os Ramones esperando mais tempo... Adoro esses caras.

Eles não foram os pais biológicos do punk, mas são os maiores ícones e os patronos do estilo. Se ser punk significa três notas, letras descompromissadas e visual rebelde, ninguém é mais punk que os Ramones.

Oito foram os "Ramones", em diferentes épocas: Joey, Johnny, Dee Dee, C.J., Tommy, Marky, Richie, Elvis. Todos usaram o sobrenome artístico "Ramone" em homenagem ao primeiro produtor da banda, Phill Ramone, e para homenagear Paul McCartney, que se hospedava em hotéis na década de 60 utilizando o pseudônimo "Paul Ramone".

Os Ramones começaram sua carreira em pequenos bares de Nova Iorque, entre eles o imortal CBGB (Country, Bluegrass, Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers), ganhando o mundo a partir de 1977, em especial pelo lançamento do ótimo "Rocket to Russia".

Os números dos Ramones impressionam pela intensidade. Em 22 anos de carreira (1974-1996), foram 18 discos oficiais e 41 singles, além de 2.263 shows. Para uma banda que excursionou pelo mundo todo, uma média de um show a cada três dias é algo inimaginável...

Além de uma legião de fãs, os Ramones também tem o respeito e o carinho de muitos músicos. Red Hot Chilli Peppers, Kiss e Motörhead são seus fãs de carteirinha. Bono Vox afirmou recentemente que "O U2 só existe porque os Ramones nos motivaram a ser uma banda de rock".

A indicação dos Ramones ao Rock'n Roll Hall of Fame, em 2002, foi uma grande demonstração disso. Em uma das mais emocionantes cerimônias da história da premiação lá estavam membros de bandas que declaradamente admiram os Ramones: Motörhead, Metallica, U2, Off Spring, Green Day (que tocou em homenagem à banda) e Pearl Jam (Eddie Vedder fez o discurso).

Vale a pena conferir um clássico deles em show de TV não identificado, provavelmente em 1978. "Blitzkrieg Bop" faz parte do primeiro disco dos Ramones, talvez o melhor álbum Punk de todos os tempos. De lá saíram clássicos como "I Don't Wanna Walk Around With You", "Beat On The Brat" e "Judy Is A Punk".

Gabba gabba hey!!

3 comentários:

Contreras disse...

Banda que escuto desde dos 9 anos, me lembro que colocávamos no toca-fita até dar o "estralo" de um lado Ramones do outro Metallica... que mudando de assunto, rola um boato que tocara em poa em jan de 2010. Tão sabendo?

Anonymous disse...

Fala Felipe!
Essa do toca-fita foi sensacional... Hehehe...
O Metallica ficou pro dia 28-01-2010, no Estádio do São José. Estaremos lá!
Abraços!

Anonymous disse...

E aí guri! Muito legal teu blog!
Sobre o lance do U2, tem um vídeo muito afudê, acho que é da MTV awards, que o Bono vai agradecer o prêmio que acaba de receber e chama no palco os Ramones para dedicar-lhes o prêmio.

Se tu curte punk, dá uma olhada em RANCID, minha banda preferida. . Comercialmente é pouco conhecida, apesar de anos na estrada.Toca muito na IPANEMA, tanto os hits como as mais forte.
Ë o único que presta e que resgata o altêntico punk e suas derivações, atualmente.

Saiu B sides deles que é de colecionador...confere.

abr. Ítalo (colega de faculdade da silvia)