Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

25 abril 2010

LYNYRD SKYNYRD - SIMPLE MAN

Fonte imagem: http://chancemckinney.files.wordpress.com

Essa vai especialmente para o meu grande padrinho e afilhado Rica Loss, parceiro de shows de rock ao redor da América, que curte muito esse som.

Quando falamos em Lynyrd Skynyrd, certamente surge em sua cabeça a antológica "Sweet Home Alabama". Certo?

Pois é... Não esqueçamos que essa grande banda sulista americana fez muito mais do que isso em sua valorosa carreira. Clássicos como a fantástica "Free Bird", "Call Me The Breeze", "Saturday Night Special", e a incrível balada "Tuesday`s Gone", regravada pelo Metallica, saíram do mesmo forno.

Entretanto, outra música dos caras merece um destaque maior ainda. Ela é, para mim, uma das maiores canções/composições da história do rock`n roll.

A estupenda "Simple Man" foi composta pelo então vocalista do Lynyrd, Ronnie Van Zant, e pelo guitarrista Gary Rossington há quase 37 anos. A música era a última do lado A do primeiro álbum da banda, cuja gravação finalizou em 30/04/1973. Felizmente para todos nós, amantes do rock, o Lynyrd conseguiu gravá-la antes do acidente aéreo que vitimou três dos membros da banda, entre eles Ronnie, e o legado da canção acabou se perpetuando.

A composição surgiu após a morte da avó de Ronnie. Em um dia qualquer, ele e Gary estavam no apartamento do vocalista e começaram a contar algumas histórias sobre ela. A partir disso, o guitarrista começou a dedilhar algumas notas e ambos puseram-se a montar uma letra sobre as recomendações das mulheres importantes de suas vidas, em especial mães e avós.

A letra foi composta em apenas uma hora e é especialmente tocante, apesar de sua simplicidade. Trata dos ensinamentos de uma mãe para o seu filho sobre as coisas mais importantes da vida: a fé, o amor, a humildade e o desapego material.

A tradução da letra é mais ou menos a seguinte:

“Mamãe me disse quando eu era jovem; Sente-se ao meu lado, meu único filho; E ouça atentamente o que eu disser; Se você fizer isso, poderá ajudá-lo em algum dia ensolarado.

Leve o seu tempo, não viva tão rápido; Problemas surgirão e irão passar; Vá encontrar uma mulher e você vai encontrar o amor; E não se esqueça, filho, que há alguém lá em cima.

E seja um homem simples; Seja algo que você ame e entenda; (...); Você não vai fazer isso por mim filho, se você puder?

Esqueça sua cobiça pelo ouro do homem rico; Tudo que você precisa está na sua alma; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação.

Rapaz, não se preocupe ... Você vai encontrar a si mesmo; Siga seu coração e mais nada; E você pode fazer isso se tentar; Tudo que eu quero para você meu filho, é a sua satisfação.”

Comumente Johnny Van Zant diz à platéia, quando a banda vai tocar essa música, “para que pensemos e lembremos os roqueiros que estão no céu”. Um minuto de barulho por eles!

4 comentários:

samir disse...

uma das músicas pra ficar na história do rock pela letra, sonoridade e qualquer coisa a ser analisada, lynyrd na veia, e o black crowes virou lenda??

Oviu!!!

ricaloss disse...

Grande Max. Antes de mais nada obrigado pela dedicatória inicial. Temos q pensar sobre o nosso próximo show/destino! Realmente, uma das maiores composições da história do rock. Essa música é especial, tanto pela letra quanto pela musicalidade. Hoje em dia não se ouve mais coisas desse nível. Foi-se a época das lendas que fizeram a história do rock. Muito bom o blog, informações interessantes. Forte abraço padrinho!!

Anonymous disse...

Grande Bola! O Lynyrd é uma banda a ser mais ouvida... O rock sulista é muito bom, e sei que tu gosta e conhece ele muito bem. O Black Crowes tá na fila... Heheheheheh... Abração! Max.

Anonymous disse...

Opa... Rica, que honra! Sei o quanto tu gosta desse som... Ele é realmente especial, em todos os sentidos. Há alguns shows em POA nas próximas semanas (Johnny Rivers, Johnny Winter, ZZ Top, Aerosmith...). É só escolher! Obrigado pelas palavras! Abraços! Max.