Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

15 novembro 2009

JEFF HEALEY - SENSACIONAL

Norman Jeffrey Healey... Alguém conhece o cara?

Bem, esse canadense, de nome artístico Jeff Healey, ficou conhecido como líder do trio "Jeff Healey Band", que existiu entre 1988 e 2008. O cara era um gênio, talvez um dos 20 maiores guitarristas da história, além de ser um baita exemplo de vida. Healey ficou cego antes de completar um ano de idade. Mesmo assim, aprendeu sozinho a tocar guitarra e desenvolveu um estilo todo particular (tocava o instrumento deitado).

Jeff foi um gênio precoce. Com seis anos já tocava e cantava com destreza. Na adolescência, após tocar um pouco de tudo, acabou concentrando suas forças no Blues. Aos 19 anos lançou um vídeo independente chamado "Adrianna", que impressionou positivamente Albert Collins e Stevie Ray Vaughan. Ambos "convenceram" Jeff Healey a acompanhá-los em uma tour pelos USA e Canadá, na qual o jovem ganhou projeção. Um ano depois, em Vancouver, foi a vez de B.B. King ficar pasmo com o talento de Jeff. A partir disso sua carreira decolou. Durante aproximadamente 20 anos, Healey desenvolveu um trabalho muito consistente com seu trio e participou de trabalhos paralelos com grandes nomes (Eric Clapton, Deep Purple, Buddy Guy, Mark Knopfler...).

Após demonstrar muita garra e talento durante toda a carreira, Healey acabou sendo batido pelo câncer, falecendo em 2008 com apenas 41 anos.

Muitos apontam o bom disco "Hell to Pay", de 1990, como seu trabalho mais importante. Entretanto, indico o seu sexto álbum, "Cover to Cover", de 1995, para quem quiser conhecê-lo melhor. Nesse disco Jeff faz uma homenagem aos seus ídolos, com versões incríveis para clássicos de Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Eric Clapton e Robert Johnson, entre outros.

Dentre todos os bons, há um vídeo dele que realmente vale a pena... Trata-se de uma versão espetacular de "While my Guitar Gently Weeps", clássica dos Beatles, tocada por Jeff Healey e sua banda no Festival de Montreaux, em 1997.

Sobre essa música, vale um registro interessante... George Harrison a compôs e apresentou a Lennon e McCartney, que não gostaram da melodia. George, então, pediu ajuda a Eric Clapton, seu amigo. Os solos e riffs foram refeitos e finalmente aprovados por Paul e John. Na minha modesta opinião Jeff superou Harrison e Clapton e conseguiu melhorá-los ainda mais...

Um comentário:

Enio Detoni disse...

..a versao mais quente que já ouvi..audiçao obrigatoria de todo guitarrista...!!