Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

28 novembro 2009

LED ZEPPELIN - QUANDO OS GIGANTES CAMINHAVAM SOBRE A TERRA

Fui apresentado ao Led Zeppelin (devidamente) aos 17 anos, quando comprei o duplo "Remasters", uma boa coletânea deles. Conhecia apenas os sucessos principais, mas imaginava que eles tivessem muito mais a oferecer. Após uma atenta audição, fiquei completamente embasbacado com o que acabava de descobrir. "Kashmir", "Achilles last stand", "Dazed and confused", "Ramble On"... O que era aquele som fantástico? Dali por diante foi aprofundar e admirar a maior banda de hard rock de todos os tempos.

O Led Zeppelin surgiu a partir de uma dissidência dos Yardbirds. Lá estavam Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck (pouco espaço pra tanto talento). Plant, Bonham e Jones, em circunstâncias diferentes, aceitaram o convite de Page para a formação de uma nova banda, em 1969, qe iria se chamar "The New Yardbirds". O nome Led Zeppelin surgiu em seguida, quando Pete Townsend (guitarrista do The Who) disse: "aqueles quatro caras tocam pesado como um zepelin de chumbo".

John Bohnam, John Paul Jones, Jimmy Page e Robert Plant revolucionaram o rock. No mundo do heavy metal ninguém foi tão pesado quanto eles, tão pioneiro quanto eles. Suas influências do blues e dos ritmos do norte da África deram um ar muito diferente ao seu estilo de som, dando-lhes um ar místico e único.

Além disso, havia o talento individual de cada um deles. Bonzo foi o maior batera da história do rock, ao menos no quesito "pegada". John Paul, filho de músicos, era a base teórica da banda, em especial nos teclados. Plant inovou nos vocais do Led. Mesmo sendo um vocalista de metal, aclamado por suas poderosas extensões vocais, suas influências do blues e do folk o ajudaram a se diferenciar. E o que dizer de Jimmy Page, um dos maiores e mais performáticos guitarristas da história?

Com todos esses predicativos, obviamente a trajetória de sucesso do Led foi meteórica. Em um ano estavam fazendo shows nos EUA, com dois discos sensacionais já gravados. No ano seguinte já passavam os Beatles no topo das paradas, com o lançamento do marcante "Led Zeppelin IV".

Em seguida veio o sutil declínio, motivado por boatos de satanismo, exageros com drogas e álcool, acidentes, dificuldades de relacionamento com a imprensa... Felizmente a banda teve forças e superou os problemas, ao menos momentaneamente. Os lançamentos do seu melhor trabalho segundo Jimmy Page (Phisical Grafitti - 1975), e do mais espetacular disco ao vivo da história do rock (The Song Remains the Same -1976), consolidaram o Led como a maior banda do mundo naquele momento.

Em seguida (1977), quando a banda passava por um novo momento de experimentação de estilos, aconteceu a morte de Karac, filho de Plant. Isso estremeceu as bases do Led e ocasionou um período de parada das atividades da banda.

No início de 1979, com o lançamento de "In through the out door", novos horizontes abriram-se ao Zeppelin, que iniciou sua mais rentável tour mundial. Entretanto, a morte de John Bonham, em setembro de 1980, extinguiu o grupo. Bonzo afogou-se em seu próprio vômito após grande ingestão de vodka. Segundo os integrantes remanescentes, não era possível seguir com a banda sem o talento e a presença do baterista.

Após a morte de Bonham, seis fatos relevantes marcaram o período pós Led Zeppelin, além, obviamente, das carreiras solo de Page e Plant:

1982 - Lançamento do álbum "CODA", com inéditas do acervo da banda;

1985 - Reencontro de Jimmy, Robert e John para show no Live Aid;

1990 - Nova reunião dos três, juntamente com o batera Jason Bonham (filho de Bonzo), para show em comemoração aos 40 anos da Atlantic Records;

1994 - Lançmento do ótimo "Unledded", de Page e Plant, com clássicos do Led em versões bastante peculiares;

1997 - Lançamento do "Led Zeppelin - Live at BBC", ótima seleção ao vivo da banda, com gravações entre 69 e 71. Neste disco está a primeira gravação de "Stairway to Heaven", antes mesmo da gravação do "Led Zeppelin IV";

2007 - Último reencontro dos três para show em homenagem ao falecido Ahmet Ertegun, fundador da Atlantic, primeira gravadora do Led. Sobre esse show, um dado interessante... Mais de 20 milhões de internautas se cadastraram para concorrer a um dos 20 mil ingressos sorteados para o evento, realizado em Londres.

Como amante de Led Zeppelin e modestamente razoável conhecedor da banda, seguem alguns conselhos para um bom aprofundamento no trabalho deles:

- Se você está começando a ouvir Led, disseque o "Remasters" e terá uma boa noção inicial do potencial deles;

- Se já há um conhecimento razoável, apegue-se na discografia da banda e compre o DVD "The Song Remains the same", o famoso disco preto ao vivo.

- Agora, caso você já tenha feito tudo isso e já seja tão fã do Led quanto eu, invista nos DVD's "How the West Was Won" e "Celebration Day" e no livro "Quando os gigantes caminhavam sobre a terra". Garanto que não haverá arrependimento...

5 comentários:

enio detoni disse...

Grande Max..excelente materia...quando ouvi ainda em Vinil o The Song Remains the Same..minha vida mudouu..heheh..concordo que é um grande album ao vivo..!!

Anonymous disse...

Cara, essa me arrepiou... Que beleza, Enio... Daí inicia tua história como grande guitar man?
Obrigado por tuas palavras... Abraço, meu velho!

BILL disse...

Grande Max!

O Led dispensa comentários, inclusive já conversamos a respeito e sabes que, na minha opinião, é a banda que apresenta a melhor qualidade sonora.

O DVD "How the West was won" é uma obra prima e não pode faltar nas prateleiras dos apreciadores de uma boa música.

O Blog está irado...
Forte Abraço
BILL

Anonymous disse...

Bah, Bill... Só hoje vi que tu tinha feito um post... Desculpe a demora no retorno! Realmente o Led é acima da média, o Romário das bandas de Rock. Fico eternamente me perguntando se o Led é melhor que o Floyd, e lembro que em algumas conversas (eu, tu, Maggiore, Balbi), a gente sempre dava dez pra um e dez com estrelinha pro outro... Hehehehe... Obrigado, meu velho. Abraço, Max.

Delano Brandelli Pieta disse...

Fala Max.
Estou comentando só agora no blog, que está muito bom. A matéria do Led está caprichada, com o tom certo. Sou fã dos caras, sinônimos de virtuosismo e qualidade musical.
Um abraço e parabéns pelo espaço.
Do leitor e amigo.
Delano