Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

02 novembro 2009

THE ANIMALS - INDISPENSÁVEL

Essa é para o grande James, um dos caras mais roqueiros que conheço... Som bandido é com ele mesmo...

Muitas bandas foram injustiçadas nos anos 60. Apesar de ter grande qualidade, ficavam na eterna sombra de Beatles e Stones e acabavam sendo pouco reconhecidas. The Animals é mais um desses casos...

Eric Burdon, Alan Price, Hilton Valentine, John Steel e Bryan Chandler formaram a banda em 1961, fortemente influenciados pelo rock clássico, folk rock e blues americanos (Chuck Berry, Bob Dylan, John Lee Hooker, etc.), em especial na primeira fase da carreira (formação orignal, até 1965). Após, mudaram seu estilo para o rock psicodélico, finalizando atividades regulares em 1970.

Eric Burdon, o líder da banda, era (e ainda é) indiscutivelmente um grande vocalista. Sua voz poderosa e "uivante" agregada aos brilhantes arranjos de tecado de Price faziam do som do Animals algo diferente do que se ouvia na época. Um crítico de uma revista americana escreveu, certa vez: "The Animals foi a banda britânica que melhor conseguiu absorver tudo de bom que a música americana podia oferecer."

O legado deixado por eles é ótimo. São pelo menos 5 ótimos discos oficiais, grandes clássicos e fortes influências para gente do quilate de Ramones, Joe Cocker e Camisa de Vênus. Aliás, Burdon é um dos grandes ídolos de Marcelo Nova. Em 1996 eles gravaram juntos a espetacular "Don't let me be misunderstood", na melhor versão desse som (faixa 06 do CD "Quem é você", do Camisa - vale conferir).

Por vídeo, vale a pena conferir o maior sucesso deles no Ed Sullivan Show, em 1964. "The House of the Rising Sun" é uma melodia medieval que ganhou contemporaneidade em versões de jazz clássico. Nos anos 30-40 incorporou letra (história sobre uma vida mal sucedida em New Orleans), e nos anos 60 realmente alcançou notoriedade com as versões de Bob Dylan, Beatles e principalmente do The Animals. Eles desbancaram Beatles e Stones e alcançaram o topo das paradas americana e britânica, em 1964.

5 comentários:

Anonymous disse...

Aeeee Max, grande verme "rockn'rollzeiro"!! Valeu essa hein!! Curto The Animals há anos... inclusive quando quis aprender teclado, foi pensando nos solos e acompanhamentos do Price, tecladista deles, o cara é f...!! Irretocável o que tu escreveu aí, só fiquei meio de cara, comigo mesmo, por ter o cd "quem é você?" do Camisa e não saber que o Eric Bourdon também estava cantando na faixa Don't let me be misunderstood... falha grave essa. Mas é isso, grande trabalho teu blog, aquele abraço!! JAmes

Anonymous disse...

Grande James! Verdade... Os caras são uns monstros mesmo, em especial o tecladista...
Sobre o dueto dele com o Marcelo Nova, na época a MTV deu uma cobertura legal pro encontro e fez uma matéria bem show, com o título "O ídolo toca com o ídolo". A versão é bala mesmo...
Abraço e obrigado pelas palavras.
Max.

Anonymous disse...

Legal, bacana mesmo teu blog.
Forte abraço Max!!
Benincá

Contreras disse...

Bah q música!
Fazia um BOM tempo que não escutava
vou re-começar a escutar esse som
vale a pena "perder" tempo lendo teu bolg, coisa rar hj emd dia!
Forte Abraço

Anonymous disse...

Benincá e Felipão! Valeu pelos posts de vocês! Long live to rock'n roll... Abraços! Max.