Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

28 fevereiro 2010

PEARL JAM - A MAIOR BANDA COVER DA HISTÓRIA

Fonte Foto: http://wac.450f.edgecastcdn.net/80450F/loudwire.com

O Pearl Jam é uma das minhas bandas prediletas. Com certeza estão no meu Top 10, como música e como show (28 de novembro de 2005, Gigantinho - Porto Alegre). Para mim, eles estão entre os últimos (1991) a criar algo relevante em um rock`n roll já pobre em inovações de qualidade.

Nesta semana, ouvindo um show do Pearl Jam no Madison Square Garden (09 de julho de 2003), fiquei ainda mais fã dos caras.

Ao final de uma música, Eddie Vedder diz à platéia que Nova Iorque, local do show, é a terra dos Ramones, e ressalta que, apesar de seus mais de 2.300 shows, os caras jamais tocaram ali. De repente, Eddie pede um telefone a alguém dos bastidores e informa a platéia que vai ligar, dali mesmo, para Johnny Ramone. Ele liga mesmo e espera, brinca que Johnny está sempre em casa e certamente vai atender, mas a ligação cai na secretária. Eddie então diz mais ou menos o seguinte:

"Hey, Johnny, por que diabos você não está em casa? É Eddie falando, e também a platéia aqui de Nova Yorque, do Madison Square Garden... Nós vamos fazer um som pra você e eu te ligo mais tarde."

Em seguida, eles entram com "I Belive in Miracles", e vocês podem imaginar a loucura da galera...

Uma grande virtude desses caras é essa facilidade em exaltar quem são os seus ídolos e influências, e homenageá-los o tempo todo. Podemos constatar isso em entrevistas, em especiais, em shows e em toda a ampla discografia da banda (o Pearl Jam grava e lança CDs de todos os seus shows desde 2000). Além dos Ramones, outros grandes nomes são frequentemente alvos de elogios e exaltados em versões do Pearl Jam. Apenas para citar alguns: Neil Young (Keep on Rockin` in a Free World, Harvest Moon), The Doors (Light My Fire, Roadhouse Blues), The Who (Baba O`Riley, I`m One), Bob Dylan (I Shall be Released, Masters of War), Beatles (You`ve Got to Hide Your Love Away, Soldier of Love)...

Bem... Sugiro um vídeo bem especial para os fãs da banda... Para quem não sabe, o Pearl Jam chegou a gravar um MTV Unplugged, em 1992 (auge do épico disco "Ten"), mas tanto o CD quanto o DVD jamais foram comercializados oficialmente pela banda ou pela televisão. Felizmente isso tudo acabou vazando, e de lá podemos exaltar a clássica "Alive", em versão um pouco mais light, mas sem perder a identidade Pearl Jam de ser. Hoje a banda, e em especial Eddie, alcançaram um patamar de qualidade muito maior, mas o vídeo vale pela raridade e por deixar muito claro que eles realmente seriam grandes nomes na história do rock`n roll.

2 comentários:

ENIO DETONI disse...

Certamente, como vc falou..eles são uma das ultimas bandas a criarem verdadeiros clássicos..Alive é prova disso...até hoje quando ouço pareçe que é sempre a primeira vez..!! grande abraço!!

Anonymous disse...

Grande Enio! Comentários como esse, vindo de um cara como tu (que conhece o assunto pra caramba), só engrandecem ainda mais o trabalho do Pearl Jam. Alive é realmente uma daquelas músicas perfeitas, que arrepiam o cara sempre que tocam. Um grande abraço, meu velho. Max.