Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

11 abril 2010

EAGLES - HOTEL CALIFORNIA

Fonte da imagem: www.hotelcaliforniabaja.com

A partir de hoje também dissecaremos algumas músicas que marcaram a história do rock`n roll. A canção deste post, aliás, é um dos 10 maiores clássicos de todos os tempos, e vai para todos os que gostam de Eagles, entre eles o pessoal da Sunset Riders e o Dr. Neuton.

"Hotel California" é a primeira música do disco homônimo da banda norte-americana Eagles, gravado e lançado em 1976. O álbum é um dos 15 mais vendidos da história do rock, tendo chegado a 20 milhões de cópias em 2009, segundo fontes extra-oficiais.

São muitas as interpretações do significado da mítica letra. Algumas são difíceis de engolir, como a que alardeia relações com seitas demoníacas e forças ocultas. Outras, um pouco mais plausíveis, mas ainda inconsistentes, trazem que a música diria respeito a um local da Califórnia ligado à recuperação de drogados e perturbados mentais.

Dentro do que me parece a interpretação mais racional, a letra de "Hotel California" trata dos excessos e tentações ao alcance de uma banda de rock experimentando o sucesso, como o Eagles da primeira metade dos anos 70. A fundamentação para essa linha de pensamento vem de um trabalho de pesquisa e especialmente das entrevistas dos membros da banda desde 1976.

O conteúdo da música provavelmente seja uma autobiografia do estilo de vida deles. Basicamente a letra trata de materialismo e excesso. Dentro dessa visão, o "Hotel California" não seria um lugar, mas o universo de armadilhas e perdições para o fictício viajante, personagem principal da música. Uma vez dentro desse universo, a letra evidencia a dificuldade do “hóspede” para ir embora. "Você pode pedir a conta quando quiser, mas jamais poderá sair...", salienta o último verso.

Don Henley, o compositor, afirmou em entrevista recente que "a canção é uma alegoria sobre o hedonismo e autodestruição na indústria da música no sul da Califórnia durante a década de 1970. É basicamente uma canção sobre o lado sombrio do sonho americano e sobre o excesso na América, algo que a gente sabia muito a respeito". Glenn Frey, um dos guitarristas da banda, também afirmou que Hotel California "explora a barriga debaixo do sucesso, o lado escuro do Paraíso, como estávamos vivendo em Los Angeles na época".

Ao longo de toda a canção está clara a inquietação deles sobre o preço a pagar pela facilidade de alcançar algumas coisas. Fica evidente o conflito entre o aspecto convidativo das tentações e o caminho sem volta ao qual elas acabam direcionando. A letra fala em banquetes, mulheres, flores, fartura, mas tudo isso andando junto ao questionamento do narrador sobre aquilo tudo ser o paraíso ou o inferno.

Parece sintomático o desconforto do compositor com a "prisão", no caso o "Hotel California", onde as celebridades são encarceradas ao alcançar o topo, em relação a drogas, álcool, mulheres ou ao próprio show business. Talvez tenha sido um momento de reflexão da banda sobre o alto custo, para eles, do lado dourado da fama e do sucesso.

A música, que tem nos vocais o batera Don Henley, ganhou um Grammy de melhor canção do ano, em 1977. Mesmo advinda de um enraizamento country/folk, a banda conseguiu desenvolver em "Hotel California" um rock de primeira qualidade, com evidentes genes da corrente progressiva que dominou os anos 70. A guitarra marcante em riffs e solos by Don Felder e Joe Walsh e o final entusiasmante são duas indeléveis características para transformá-la em um clássico.

Ao longo dos anos, grandes nomes da música mundial regravaram "Hotel California", em versões bastante distintas. Destaques para Bob Marley, Gipsy Kings e The Killers. Minha preferência, entretanto, recai sobre as versões ao vivo e elétricas da canção pelo próprio Eagles. Respeito quem gosta da versão acústica que eles gravaram em 1994, no bom "Hell Freezes Over", mas a original, plugada, é muito mais roqueira.

4 comentários:

ENIO DETONI disse...

Mais uma otima postagem Max..com certeza é um ícone que vai perdurar p muitas decadas,tb gosto da versao acustica,otimos solos a la flamenco..mas plugados..ela se torna estudo básico indispensável a todos os amantes das seis cordas...!!!

Anonymous disse...

Grande Enio... Obrigado! Concordo... É um grande clássico, uma referência de qualidade pra mim. A unplugged até que passa, vá lá, mas a elétrica é o ouro... Um grande abraço! Max.

Rafael_Senra disse...

Oi Max! Li seu texto no whiplash, e gostei muito! Não conhecia essas curiosidades sobre a musica, e além da pesquisa que vc teve, o texto é muito bem escrito, parabéns!

Cara, seus textos são bons... pro seu blog dar uma turbinada, só falta vc pensar num visual legal pra ele. Conteudo de qualidade vc já tem. Pega umas dicas pelo google afora, que é o que ando fazendo com meus blogs. Ajuda demais, valoriza o seu trabalho.

Abração, e mais uma vez parabéns!

Anonymous disse...

Oi Rafael! Obrigado por suas palavras. Com certeza me motivam ainda mais a pesquisar e escrever sobre o rock, a minha grande paixão. Estou pensando em dar uma valorizada no visual do blog, só tem me faltado tempo... Hehehehehe... Mas agradeço pelo toque a respeito. Um grande abraço e mais uma vez obrigado!! Max.