Editorial

Desde os 11 anos, quando o saudoso Tio Magno me apresentou formalmente ao rock'n roll, eu já ouvia falar da sua morte anunciada. Felizmente o tempo segue contradizendo os boatos e o rock vai sobrevivendo e se solidificando. Continua sendo uma linha mestra para o seu público segmentado, uma mina de ouro a quem o explora de forma inteligente e uma dor de cabeça para quem por ele é criticado. Insiste em ser campeão de rentabilidade em turnês, vendas e downloads. Não cansa de ditar ideologias, comportamentos e movimentos. Apesar de uma expansão cada vez maior de outros sons e tendências, segue solitário na capacidade de criar ideologias, movimentar multidões em prol de um objetivo e fazer a gente se divertir e pensar ao mesmo tempo. Este blog é a minha maneira de agradecer ao rock'n roll pelos arrepios, suspiros, lágrimas e alegrias a mim proporcionadas até hoje. Aqui podemos discutir o rock de uma forma geral, analisar e debater seus fatos e ícones, seja por lazer ou mesmo como exercício crítico. Interaja! Mande suas postagens e sugestões, passe o blog a quem gosta de rock. Toda participação é bem vinda!! Longa vida ao rock’n roll e bom divertimento a nós todos!!

02 maio 2010

RUSH - CLOSER TO THE HEART

Fonte foto: www.thespacebar.co.uk

Grande responsabilidade escrever sobre o Rush, uma das mais técnicas e qualificadas bandas da história. Duda Parise e Eduardo Tonietto: se eu disser alguma bobagem me corrijam, por gentileza! Essa é especial pra vocês, que são os experts.

“Closer to the Heart” foi lançada como single em 1977, também fazendo parte do quinto álbum estúdio do Rush, o excelente “A Farewell to Kings”. Desde então apareceu em vários discos ao vivo e coletâneas da banda.

Durante a tour do álbum “Vapor Trails”, que trouxe o Rush ao Brasil em 2002, surgiu uma curiosa história sobre essa música. A banda já tocava “Closer to the Heart” há mais de 25 anos em quase todos os shows, e havia definido retirá-la do set list. Entretanto, a popularidade da música entre os fãs latinos os fez reincorporá-la ao seu repertório. Sábia decisão, já que isso acabou originando um dos mais belos momentos do DVD “Rush in Rio”, gravado naquela oportunidade.

Super valorizada pelos fãs, a canção também tem um enorme significado para a banda. Alex Lifeson, guitarrista, chegou a declarar que esta seria a música derradeira para o Rush.

Sem dúvidas, “Closer to the Heart” representa muito bem a trajetória da banda e reúne todos os ingredientes de um clássico. É uma daquelas canções incansáveis, que ouvimos, repetimos, ouvimos novamente e jamais saturamos. Instrumentalmente é perfeita, musicalmente é agradável e em matéria de composição é absolutamente genial.

Peculiarmente, a lindíssima introdução de cordas da música foi feita pelo baixista/vocalista Geddy Lee. A canção foi composta pelo batera Neil Peart e por um amigo seu, Peter Talbot. Diz a lenda que Peter iniciou a composição e Peart a finalizou.

A letra sintetiza a necessidade de mudarmos o nosso comportamento para tratarmos as coisas com mais sentimento, “mais perto do coração”. Autoridades, artistas, pessoas humildes... Para o compositor, passa pela mudança de mentalidade de todos nós a conquista de uma nova realidade, mais humanitária.

Assim como “Simple Man”, sobre a qual postei na semana passada, “Closer to the Heart” é mais uma daquelas letras simples, mas de grande significado. A sua tradução é mais ou menos esta:

"E os homens que detém altos cargos/postos, têm que ser os que devem começar a moldar uma nova realidade mais próxima ao coração.

O ferreiro e o artista refletem isso em sua arte. Eles forjam suas criatividades mais próximas ao coração. Filósofos e lavradores, cada um tem de saber sua parte, para semear uma nova mentalidade mais próxima ao coração.

Você pode ser o capitão, eu desenharei o mapa, navegando de encontro ao destino, mais próximo ao coração.”

10 comentários:

Silvia disse...

Shooooow!

Anonymous disse...

Olá, Max:
Por grande coincidência, o Farewell to Kings está na disqueteira de meu carro.
Escutei esta semana.
Desde a época do lançamento, em que comprei o LP (que ainda tenho), a Closer to the Heart é a minha preferida.
Escrito isto, vou ver o vídeo.
Grande abraço,
Neuton

Max disse...

Olá Neuton! Que legal! É realmente um grande disco. Acho que Xanadu está quase no mesmo nível, mas Closer to the Heart é especial, tem algo mais... O Sunset teria potencial para fazer um cover espetacular dela... O que pensas? E sábado que vem, tudo certo?
Um grande abraço!

Duda disse...

E ae Max, antes tentei comentar, mas acho que deu algum pau. Enfim, baita disco o Farewell to Kings, é a cara da fase prog do Rush. Closer to the Heart é uma faixa mais convencional comparada as outras, mas é a simplicidade dela que a torna um clássico. Vamos torcer para que os caras voltem pra POA na próxima turnê, abração!

Anonymous disse...

Grande Duda! Concordo... Estamos na torcida... Grande abraço, meu velho. Temos que marcar pra ver mais um show, hein? Max.

Anonymous disse...

Ninja

samir disse...

e o black crowes virou lenda....

Anonymous disse...

Hahahahaha... Que fase, hein, Bola? Que bom que tu tá ligado... Logo logo eles aparecem, junto com o Jimmy Page. Abraço, Max.

ENIO DETONI disse...

estava comentando com a galera da Banda outro dia a respeito desta música..ela parece tão simples..mas é de uma complexidade e harmonia sem explicações!! Tente tocá-la e assim como outras musicas do Rush a pedreira e grande!! certamente uma das minha favoritas!!

Eduardo Tonietto disse...

Ahh!! Os mestres... Obrigado do fundo do coração pela menção, e com certeza, está tudo aí tin-tin por tin-tin, "bem próximo ao coração" Em se tratando de Rush, técnica, criatividade, originalidade, fidelidade musica... enfim todas estas qualidades ser mencionadas quando se fala neste clássico grupo de Heavy/Hard Rock Progressivo. A banda, que conta com músicas complexas, como Xanadu (mitologica faixa que antecede a Closer To the Heart) ou a conceitual 2112 de 1976, consegue passar na simplicidade de Closer to the Heart toda sua essência em letra!
Um forte braço...
... sem esquecer que "By-Tor, derrotado, retorna ao inferno e o Cachorro da Neve é vitorioso. A terra do Mundo Superior está salva novamente!"